Iniciar automaticamente máquinas virtuais do XenServer

O XenServer pode ser administrado por meio de interface gráfica tanto em windows como em linux. A ferramenta oficial para windows é o Xencenter, já no linux temos o OpenXenManager como alternativa.

Porem nenhuma dessas ferramentas oferece a opção de marcar alguma maquina virtual para ser inicializada automaticamente quando o XenServer for iniciado. Isso é um problema quando o servidor por algum motivo é desligado ou reiniciado, pois é necessário iniciar manualmente todas as maquinas virtuais que são executadas no mesmo.

Para resolver esse problema, podemos utilizar linhas de comando para efetuar essa configuração.

Acesse o terminal, direto no servidor XenServer, ou utilize o terminal disponível no XenCenter/OpenXenManager, ou ainda acesse o servidor utilizando SSH (meu preferido).

Após ter acesso ao terminal basta executar os seguintes comandos:

xe pool-list

Com esse comando vamos listar os “UUIDs” dos ‘POOLs’ que queremos configurar para iniciar automaticamente.

xe pool-param-set uuid=UUID other-config:auto_poweron=true

Execute esse comando trocando UUID pelo código que listamos no comando anterior. Isso habilitará a configuração de autostart para o POOL selecionado.

xe vm-list

Esse comando lista as VMs que temos no servidor. Vamos utilizar para anotar os “UUIDs” que devem inicializar junto com o XenServer.

xe vm-param-set uuid=UUID other-config:auto_poweron=true

Lembrando novamente em trocar o UUID pelo código da VM que listamos no último comando.

Resumindo, primeiro listamos os POOLs que temos em nosso XenServer e habilitamos o autostart. Depois listamos as VMs e habilitamos o autostart da VM escolhida.

Se você quer habilitar essa configuração para outra VM que está no mesmo POOL, basta executar o último comando com o UUID da VM a ser configurada. E se estiver em outro POOL, apenas execute o segundo comando com o UUID desse POOL antes.

4 comentários em “Iniciar automaticamente máquinas virtuais do XenServer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.